Cochilo regular está associado ao aumento do volume cerebral, revela pesquisa

O estudo comprovou a relação entre o cochilo e o aumento no desempenho em testes cognitivos.

Por Carolina Lopes Bottino

Cochilar durante o dia pode ajudar a preservar a saúde cerebral, pois diminui a velocidade de encolhimento durante o envelhecimento.

Um estudo recente feito pela University College London, publicado na revista Sleep Health, revelou uma relação causal entre cochilos regulares e um cérebro com maior volume, algo que indica menor risco de demência, entre outras doenças neurológicas.

A partir da randomização mendeliana, ficou comprovado que as variações genéticas evitariam fatores de confusão que ocorrem ao longo da vida e podem influenciar nas associações entre cochilos e resultados de saúde. De maneira geral, o estudo busca descobrir se há relação causal entre a soneca e a saúde do cérebro. Ao final, os pesquisadores descobriram uma diferença de 2,6 a 6,5 anos de diferença no volume do cérebro de pessoas mais habituadas a cochilar em relação as que não eram.

Entretanto, os dados sobre fatores como o volume do hipocampo, tempo de reação e processamento visual foram inconclusivos em relação ao desempenho dos participantes da pesquisa. Além disso, a pesquisa teve como limitações a ascendência dos participantes, em sua maioria brancos europeus, e por isso, pode ser inconclusiva em relação a outras etnias.

Nesse sentido, os pesquisadores não tiveram acesso à duração do cochilo dos participantes, mas a partir de estudos anteriores, supõe-se que para um bom benefício cognitivo o ideal é cochilar por 30 minutos ou menos.

Dessa forma, a pesquisa revelou que um terço dos adultos com 65 anos ou mais tirava uma soneca regular. Assim, a partir dos resultados dos participantes, o estudo comprovou a relação desse hábito com um melhor desempenho em testes cognitivos.