TDAH está presente em 63% dos casos de Síndrome de Tourette

Estima-se que a doença afeta 1% da população mundial, de acordo com a OMS.

Por Carolina Lopes Bottino

A Síndrome de Tourette está associada a fatores genéticos e é caracterizada por tiques involuntários, que acontecem de maneira constante. Especialistas relatam o preconceito vivido por pacientes, que já sofrem com a queda na qualidade de vida devido aos sintomas da doença. Cerca de 63% dos diagnosticados também possuem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), de acordo com o Centro para Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos.

Nos últimos meses, com o diagnóstico revelado por artistas como Billie Eilish e Lewis Capaldi, a síndrome ganhou maior atenção da mídia. Mesmo considerada rara, cerca de 150 mil casos são diagnosticados por ano, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein. Desses, aproximadamente 85% possuem outras enfermidades neurológicas, como Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e o Espectro Autista.

Além dos sintomas mais leves, como tiques envolvendo o ato repetido de piscar os olhos, encolher os ombros e repetir palavras, podem haver outros mais característicos, como xingamentos e batidas no peito. Por ser de origem hereditária, a maior parte dos casos são diagnosticados na infância, após as primeiras crises.

De maneira geral, o diagnóstico é clínico e os exames feitos servem para descartar outras doenças com sintomas parecidos. Assim, mesmo sem cura definitiva, a Síndrome de Tourette possui tratamento, que é feito tanto com o uso de medicamentos antipsicóticos, a fim de estabilizar o paciente no caso de uma crise, quanto com terapia, visando o bem-estar do indivíduo que convive com a doença.