O Marketing e a carreira do profissional de Nutrição

Nutricionista Fernanda Vaz ministra palestra sobre Marketing e redes sociais para o profissional da nutrição.

Por Nicole Rangel Correia

Instagram é a terceira maior rede social com 113,5 milhões de usuários em 2023, de acordo com relatório produzido pela We Are Social em parceria com a Meltwater. Ele perde apenas o whatsapp e o YouTube, tornando essencial a presença dos profissionais que desejam se destacar. O público procura nas redes sociais o profissional com quem desejam se consultar para conhecê-lo um pouco antes de marcar uma consulta. Em virtude deste novo comportamento social, a nutricionista Fernanda Vaz, mestre em Nutrição Clínica com experiência em redes sociais, participou do I Ciclo de Palestras Nutrição PUC-Rio com dicas valiosas para os participantes do evento. 

 “O que eu posso publicar para ajudar na construção da minha autoridade"? A partir de dicas práticas para postagens nas redes, Fernanda Vaz mostrou o quanto a qualidade do conteúdo apresentado aos seguidores é fundamental na construção da imagem do nutricionista, uma vez que o público espera que o profissional demonstre autoridade no assunto.

A definição de conteúdo a ser publicado nas redes sociais deve ser feita de maneira consciente e responsável, tendo como conhecimento prévio o código de ética específico da profissão, o que deve ser aplicado a todas as áreas. Na Nutrição por exemplo, “é dever do nutricionista, ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional, de forma crítica e contextualizada e com respaldo técnico-científico”, como consta no artigo 55.

O Código de Ética do Nutricionista pode ser acessado na íntegra clicando aqui. 

Fernanda Vaz explicou ainda que o poder de influência das redes sociais atualmente é evidente, e isso precisa ser utilizado a favor dos futuros nutricionistas: “vocês têm ouro na mão sendo estudantes. Vocês podem e devem colocar a jornada de vocês no instagram!”. Destacando as particularidades das redes sociais mais utilizadas: “rede social é lugar de interação entre pessoas, e a forma de interação em cada uma é diferente. O que cabe no Linked In, definitivamente não cabe no Tik Tok”.

A nutricionista encerrou sua participação no evento encorajando os presentes a superarem a timidez, insegurança ou qualquer paradigma que impeça de começar um perfil profissional. "O Marketing é muito importante na trajetória do nutricionista, ajudando a impulsionar e promover a carreira profissional".